
Oficina de Teatro
A palavra “teatro” deriva dos verbos gregos “ver, enxergar”, lugar de ver, ver o mundo, se ver no mundo, se perceber, perceber o outro e a sua relação com o outro. Assim, pedagogicamente o teatro busca mostrar o comportamento social e moral, por meio do aprendizado de valores e pelo bom relacionamento com as pessoas.
“Que o teatro tem a função de divertir instruindo é uma verdade que ninguém pode contestar, pois seria negar-lhe a própria história.” (REVERBEL, 1989).
Sendo assim, o trabalho com Teatro na instituição escolar tem uma importância fundamental na educação: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a socialização, criatividade, coordenação, memorização, oralidade, leitura pesquisa, criatividade, expressão corporal, a impostação de voz, vocabulário, habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário), trabalha o emocional, cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade, propicia o contato com obras clássicas, fábulas, reportagens.
O teatro também permite que o professor perceba traços da personalidade, comportamento individual ou em grupo, bem como seu desenvolvimento, oportunizando um melhor direcionamento pedagógico, onde na realização de cenas dramáticas trabalha-se faz de conta, imaginação, interpretação.
“O objetivo da escola não é ter um aluno-autor, um aluno-pintor ou um aluno-compositor, mas sim dar oportunidades a cada um de descobrir o mundo, a si próprio e a importância da arte na vida humana.”

Ballet
Do clássico ao contemporâneo, o ballet é uma dança que fascina as pessoas devido à elegância das bailarinas e aos figurinos deslumbrantes que chamam a atenção pelo glamour que representam. As crianças, principalmente, se encantam com o universo de fantasia que a dança evoca, e esse encantamento faz com que os pequenos se interessem pelo ballet infantil desde bem novinhos.
Quais são os benefícios do Ballet Infantil?
Como toda atividade física, o ballet apresenta inúmeras vantagens para o corpo e para a mente. Dentre os diversos benefícios que a dança traz, os principais são disciplina, postura e ritmo.
Além disso, a partir do momento em que a criança começa a entrar em contato com a arte, música, figurinos e histórias, sua criatividade e imaginação começam a ser desenvolvidas e estimuladas, principalmente as partes que estão relacionadas aos contos de fadas.
As noções de musicalidade e ritmo também são desenvolvidas, bem como a consciência corporal, coordenação motora, flexibilidade e fortalecimento muscular.


Judô
Um dos maiores benefícios do Judô para uma criança é a tornar mais sociável e menos tímida, desenvolvendo a capacidade física e motora.
Este esporte é composto por dezenas de técnicas e todas elas são de alguma forma diferentes. A aprendizagem destas técnicas e a tentativa de as executar o melhor possível vai aumentar a destreza da criança obviamente.
Apesar de ser um esporte individual, a prática é coletiva.
A inteligência também é algo que irá ser bastante estimulada. Com a combinação de movimentos e estratégias, o pensamento rápido vai se desenvolver aumentando a responsabilidade e respeito.