Rua Maria Luísa, 52 - Jd. Bela Vista - Diadema - SP - Tel. (11) 4066-1938

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

©2019 by Centro Educacional Castro Alves - Diadema.
Desenvolvido por New World InfoTec.

Oficina de Teatro

A palavra  “teatro”  deriva  dos  verbos  gregos  “ver,  enxergar”,  lugar  de  ver,  ver  o mundo,  se ver no mundo,  se perceber, perceber o outro e a  sua  relação com o outro. Assim, pedagogicamente o teatro busca mostrar o comportamento social e moral, por meio do aprendizado de valores e pelo bom relacionamento com as pessoas.

“Que o teatro tem a função de divertir instruindo é uma verdade que ninguém pode contestar, pois seria negar-lhe a própria história.” (REVERBEL, 1989).

Sendo assim, o trabalho com Teatro na instituição escolar tem uma importância fundamental na educação: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a socialização, criatividade, coordenação, memorização, oralidade, leitura pesquisa,  criatividade, expressão corporal, a impostação de voz, vocabulário,  habilidades para  as  artes  plásticas  (pintura  corporal,  confecção  de  figurino  e  montagem  de  cenário), trabalha o  emocional, cidadania,  religiosidade,  ética, sentimentos, interdisciplinaridade, propicia o contato com obras clássicas, fábulas,  reportagens.

O teatro também permite que o professor perceba traços da personalidade, comportamento individual ou em grupo, bem como seu desenvolvimento, oportunizando um melhor direcionamento pedagógico, onde na realização de cenas dramáticas trabalha-se faz de conta, imaginação, interpretação.

“O objetivo da escola não  é  ter um  aluno-autor, um  aluno-pintor ou um  aluno-compositor, mas  sim  dar  oportunidades  a  cada  um  de  descobrir  o  mundo,  a  si próprio e a importância da arte na vida humana.”

Ballet

Do clássico ao contemporâneo, o ballet é uma dança que fascina as pessoas devido à elegância das bailarinas e aos figurinos deslumbrantes que chamam a atenção pelo glamour que representam. As crianças, principalmente, se encantam com o universo de fantasia que a dança evoca, e esse encantamento faz com que os pequenos se interessem pelo ballet infantil desde bem novinhos.

Quais são os benefícios do Ballet Infantil?

Como toda atividade física, o ballet apresenta inúmeras vantagens para o corpo e para a mente. Dentre os diversos benefícios que a dança traz, os principais são disciplina, postura e ritmo.

Além disso, a partir do momento em que a criança começa a entrar em contato com a arte, música, figurinos e histórias, sua criatividade e imaginação começam a ser desenvolvidas e estimuladas, principalmente as partes que estão relacionadas aos contos de fadas.

As noções de musicalidade e ritmo também são desenvolvidas, bem como a consciência corporal, coordenação motora, flexibilidade e fortalecimento muscular.

Judô

Um dos maiores benefícios do Judô para uma criança é a tornar mais sociável e menos tímida, desenvolvendo a capacidade física e motora.

Este esporte é composto por dezenas de técnicas e todas elas são de alguma forma diferentes. A aprendizagem destas técnicas e a tentativa de as executar o melhor possível vai aumentar a destreza da criança obviamente.

Apesar de ser um esporte individual, a prática é coletiva.

inteligência também é algo que irá ser bastante estimulada. Com a combinação de movimentos e estratégias, o pensamento rápido vai se desenvolver aumentando a responsabilidade e respeito.

Aulas de Fanfarra

Faz parte da proposta de ensino do Centro Educacional Castro Alves o desenvolvimento do aluno dentro e fora da sala de aula. Além das aulas de música, que compõem a grade curricular, os alunos podem realizar no contraturno as aulas de Fanfarra para aprimorar seus conhecimentos.

A fanfarra é uma agremiação musical que possui instrumentos de percussão e de sopro. Inicialmente elas executavam apenas marchas e dobrados, porém, ao longo dos anos, esse tipo de formação musical se estendeu para diversas manifestações artísticas e culturais.